12/07/23 – O ativista indiano Kailash Satyarthi fará a conferência de abertura do “Seminário Internacional Trabalho Decente: Proposições para a construção de uma agenda de Saúde e Segurança, Equidade, Proteção à Infância e Erradicação do Trabalho Infantil”, de 1º a 3 de agosto, no Tribunal Superior do Trabalho. Em 2014, Kailash recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua atuação contra o trabalho infantil, que já libertou mais de 80 mil crianças de diversas formas de escravidão e contribuiu para sua reintegração social.
As inscrições estão abertas, e as vagas são limitadas.
O evento reúne os programas institucionais da Justiça do Trabalho (Trabalho Seguro e Combate ao Trabalho Infantil) e conta com o apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Haverá certificação para os participantes.
Programação
Além da conferência de abertura, a temática de combate ao trabalho precoce e o estímulo à Aprendizagem será discutida em painel no segundo dia do seminário. Os painelistas são o professor Guilherme Linchand, da Universidade de Zurique, na Suíça, e a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerina Volcov.
Acerca da saúde e da segurança no ambiente de trabalho, o ex-diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Jean-Michel Servais falará sobre o papel do órgão. No mesmo painel estará a advogada Victoriana Leonora Corte Gonzaga, especializada em direitos humanos e direito internacional.
Confira a programação completa.
Filme
A programação também prevê a exibição do filme “Pureza”, que conta a história real da saga de uma mãe que desafiou fazendeiros e jagunços para resgatar seu filho da escravidão contemporânea na Amazônia brasileira. Após a exibição, uma roda de conversa reunirá a atriz Dira Paes (protagonista do longa), Dona Pureza, que teve a vida retratada, e o diretor Renato Barbieri.
Gente que Inspira
Também dentro da programação, será realizada a segunda edição do projeto “Gente que Inspira”, iniciativa da Presidência do TST para reconhecer talentos nacionais em várias áreas que tenham contribuído efetivamente para a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.
Dessa vez, os homenageados são jovens que se destacaram na defesa de causas de relevante interesse social. Os escolhidos foram a líder indígena Txai Suruí, o ativista no combate ao trabalho infantil Felipe Caetano e a cientista Aira Beatriz.
Trabalho escravo
Durante o seminário, será lançada a Política Trabalho Decente da Justiça do Trabalho, que tem o objetivo de auxiliar no enfrentamento ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas e na proteção do trabalho de imigrantes.
(Juliane Sacerdote/CF)