21/03/23 – O Tribunal Superior do Trabalho doou à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal 450 computadores e 450 monitores. O Termo de Doação foi assinado nesta quarta-feira (21) pelo presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, e pelo governador do DF, Ibaneis Rocha. Os itens serão destinados a programas voltados para crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade social.
De acordo com o ministro, o TST, como instituição pública, se uniu ao GDF para promover o acesso aos meios digitais. “Ajudamos a incrementar o desenvolvimento das habilidades pessoais, das potencialidades de jovens que muitas vezes precisam apenas de uma oportunidade. Nossas crianças e adolescentes são sem dúvida talentosas, criativas e precisam de alguém que confie nelas e lhes dê oportunidade de desenvolver plenamente suas potencialidades”, afirmou.
Ibaneis Rocha destacou que a Justiça do Trabalho sempre foi uma justiça social. “A justiça está ligada ao povo diretamente, e essa doação vem em bom momento, para atender milhares de crianças. Vamos trabalhar, o GDF e o TST, na busca da melhoria das condições de vida de nossas crianças e adolescentes”.
Destinação de equipamentos
Os equipamentos foram enviados para as Estações da Cidadania e as Praças dos Direitos, administradas pela Secretaria de Justiça e Cidadania. Esses serviços integram, no mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação profissional, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital em territórios de vulnerabilidade para desenvolvimento social e promoção da cidadania.
Atualmente, o DF conta com três Estações da Cidadania – duas em Ceilândia e uma no Recanto das Emas, onde também se desenvolve o programa CEU das Artes, parceria entre a Sejus e a Secretaria de Educação (SEE) para promoção de educação integral com difusão de cultura, esporte e lazer. Já a Praça dos Direitos são duas: em Ceilândia e no ltapoā.
Doações
Em 2023, o TST já havia doado 200 computadores, 400 monitores e quatro impressoras (604 itens) ao Hemocentro; 220 computadores, 440 monitores, 47 impressoras e 23 telefones a escolas públicas do DF; e 20 computadores, 40 monitores, cinco impressoras e cinco telefones à Gerência de Atendimento em Meio Aberto, também da Secretaria de Justiça e Cidadania.
(NV//CF)