A Residência em TI da UFRN possibilitou aos residentes uma imersão no ambiente do TST

Ministro Lelio Bentes Corrêa, professores da UFRN, participantes da residência em TI e servidores do TST

04/12/23 – O Tribunal Superior do Trabalho sediou, de 28 a 29 de novembro, a oficina de resultados do Programa de Residência em Tecnologia da Informação. A iniciativa, parceria do TST com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), integra ensino, pesquisa e inovação tecnológica que qualifica estudantes de pós-graduação lato sensu. O programa selecionou 12 pessoas num universo de quase 200 inscrições, por meio de edital público realizado pela UFRN.

O presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, recebeu todos os participantes e entregou à professora Iris Pimenta, coordenadora do programa, a medalha comemorativa aos 80 anos da Consolidação das Leis do Trabalho, em reconhecimento ao que foi desenvolvido no projeto para a Justiça do Trabalho. 

Resultados

O evento da semana passada contou com a participação de três professores da UFRN, 10 bolsistas e servidores do TST envolvidos no projeto. O objetivo principal foi apresentar os resultados alcançados na parceria, que demonstra uma alternativa inovadora e de relevância social na formação de profissionais altamente qualificados em tecnologia da informação.

Entre as atividades desenvolvidas esteve a apresentação do modelo de desenvolvimento de produtos digitais sob a perspectiva humana e do Potius, solução desenvolvida pelos residentes que possibilita aos advogados acompanharem as sessões de julgamento do TST, além de uma mesa redonda sobre transformação digital no setor público. Em seguida, os alunos visitaram o CNJ, para conhecer a estrutura de TI e de projetos. 

Imersão

A Residência em TI da UFRN é um programa de pós-graduação voltado para a prática profissional, que possibilitou aos residentes uma imersão intensiva no ambiente do TST, aliando teoria e prática na formação da experiência profissional. A carga horária total é de 2.400 horas, e a duração do programa é de 18 meses. O processo seletivo foi concorrido, com 165 inscrições.

Leia mais:

4/7/2022 – TST inicia programa de residência que deve impulsionar desenvolvimento tecnológico