13/11/23 – O podcast “Trabalho em Pauta”, produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom) do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), conquistou, na última sexta-feira (10), o 21º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2023 na categoria Mídia Radiofônica.

Podcast premiado

A sexta temporada do “Trabalho em Pauta”, produção da Coordenadoria de Rádio e TV (CRTV) da Secom/TST, tratou de temas relevantes atuais sem perder o olhar para o futuro do trabalho no Brasil e no mundo, como o mercado gamer, pessoas com deficiência e trabalho, refugiados e direitos trabalhistas e futuro do trabalho.

Na temporada vencedora, o processo de roteiro, edição, finalização e divulgação foi o diferencial em relação às anteriores. Os debates vieram acompanhados de efeitos sonoros e trechos de reportagens da TV TST sobre os assuntos tratados nos episódios.

O podcast Trabalho em Pauta, que já havia conquistado o mesmo prêmio em 2021, está disponível no Spotify e nas demais plataformas de streaming de áudio.

Sinta-se parte

O projeto “Sinta-se parte. Com você, o TST é mais forte” conquistou o terceiro lugar na categoria Comunicação Interna. O projeto, lançado ano passado e ainda em vigor no tribunal, foi desenvolvido para enfrentar a discriminação, promover a inclusão e valorizar a diversidade no Tribunal. 

A ação teve início com uma campanha focada no combate ao capacitismo, que envolveu o guia digital “É capacitismo, e você deve saber”, vídeos de sensibilização em que personagens reais relataram vivências relacionadas ao capacitismo, reportagens especiais, cartazes e e-mail marketing. O material foi veiculado em todos os canais de comunicação interna do TST.

Vídeo Institucional

Os vídeos da campanha da Semana Nacional da Aprendizagem de 2022 também ficaram com o terceiro lugar na categoria Vídeo Institucional. O projeto é focado no público jovem, especialmente de 14 a 24 anos (idade para se tornar aprendiz).

Com o slogan “Aprender é crescer”, as peças foram feitas para serem usadas em aplicativos de vídeos curtos (Tik Tok, Instagram e YouTube), mais populares entre esse público. A identidade visual foi inspirada no universo dos games clássicos e buscaram, em linguagem simples e dinâmica, orientar os jovens sobre os programas de aprendizagem, além de trazer um sentimento de nostalgia aos empregadores e empregadoras, peças importantes na ampliação da aprendizagem, sobretudo como forma de combater o trabalho infantil.

Prêmio

O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), tem o objetivo de reconhecer e valorizar as ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania e à inclusão social, de autoria das assessorias de comunicação social dos órgãos ligados ao Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil), tribunais de contas e instituições afins.

A edição deste ano registrou um recorde de inscrições, com 400 projetos das cinco regiões brasileiras. Os vencedores foram conhecidos durante o XVII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), realizado em Belém (PA), de 8 e 10 de novembro.

(Nathalia Valente/AJ/CF)