Prédio do TST iluminado com as cores do arco-íris em razão do Dia do Orgulho LGBTQIAPN+
29/06/23 – No encerramento da sessão desta quinta-feira (29) da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, lembrou que, na quarta-feira (28), foi celebrado o dia do Orgulho LGBTQIAPN+. “A Justiça do Trabalho, como não poderia deixar de ser, se associou ao reconhecimento da importância da diversidade, da não discriminação, do combate ao preconceito e ao discurso de ódio”, afirmou.
Lelio Bentes disse que, em razão da data, o prédio do TST, assim como o do Supremo Tribunal Federal (STF) e de diversos Tribunais Regionais do Trabalho, ficarão iluminados com as cores do arco-íris. “Isso demonstra o compromisso da Justiça do Trabalho com o respeito à cidadania, à liberdade e à dignidade de todas as pessoas”, ressaltou. “O conceito de justiça não dialoga com o preconceito e o discurso de ódio”.
Os ministros José Roberto Freire Pimenta e Alberto Balazeiro se associaram à manifestação, destacando o papel civilizatório da Justiça do Trabalho.
Minidocumentário
A TV TST produziu, em alusão ao dia 28 de junho, um minidocumentário que retrata a luta histórica e atual pelos direitos da população LGBTQIAPN+.
A produção traz histórias reais de pessoas trans e homossexuais, com relatos de barreiras superadas e dos desafios que ainda precisam ser enfrentados.
O minidocumentário está disponível no canal do TST no YouTube e será exibida na TV Justiça durante o mês de julho.
(Carmem Feijó)