30/05/23 – O Tribunal Superior do Trabalho será a sede, nos próximos dias 19 e 20 de junho, do Fórum Internacional Justiça e Inovação (Fiji), promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é discutir a relação entre o Direito e as novas tecnologias, as implicações e os desafios dessa interação e as perspectivas para a sua evolução.
O fórum ocorrerá no Plenário do TST e será aberto ao público em geral. As inscrições estão abertas até a lotação dos espaços, com certificado para a participação presencial. Além dos painéis, os espaços da Oitava Turma e do Auditório Ministro Walmir Oliveira da Costa promoverão oficinas. Estandes em que o STF, o CNJ, o TST e outros órgãos do Poder Judiciário apresentarão as soluções de inovação adotadas em cada órgão ficarão abertos à visitação durante todo o evento.
Os dois dias de programação serão divididos em palestras e oficinas com a participação de ministros de tribunais superiores e regionais e acadêmicos de instituições nacionais e internacionais. A presidente do STF e do CNJ, Rosa Weber, fará a abertura, no dia 19/6, abordando o tema “Inovação como vetor de promoção dos direitos humanos fundamentais”. Confira a programação completa.
Prêmio
No encerramento, dia 20/6, haverá a entrega do Prêmio Fiji, iniciativa do STF e do CNJ para incentivar a pesquisa acadêmica e a inovação tecnológica que possam contribuir para o aperfeiçoamento da Justiça. Será aceita a inscrição de projetos inovadores, criativos, com resultados validados e replicáveis, desenvolvidos e executados por professores, pesquisadores e estudantes universitários ou por membros e servidores do Judiciário, que proponham soluções para desafios práticos enfrentados pelo poder.
As iniciativas devem envolver temas como acessibilidade, acesso à justiça, aprendizagem de máquina, automação, combate à desinformação, comunicação institucional, desenvolvimento sustentável, educação para a cidadania, promoção da diversidade, ciência de dados, inclusão digital, inteligência artificial, jurimetria, proteção de dados pessoais e tecnologia para a cidadania.
O prêmio será concedido nas categorias Academia Inovadora Judiciário Inovador. Confira o edital do prêmio “Justiça e Inovação”.
(Com informações do STF/CF)