A ferramenta, novidade nesta edição da Semana, traz dados estatísticos detalhados sobre o mutirão de acordos em todo o país
Painel da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
25/05/23 – A 7ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que começou segunda e vai até sexta-feira (26), conta este ano com uma novidade: o Painel da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. A ferramenta traz dados atualizados com o número total de audiências realizadas, acordos homologados, número de pessoas atendidas e valor dos impostos recolhidos, além do detalhamento da produtividade diária alcançada pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelos 24 Tribunais Regionais do Trabalho.
Mais transparência
Para o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que coordena a Comissão Nacional de Promoção à Conciliação da Justiça do Trabalho (Conaproc), o painel é um importante mecanismo de informação e transparência, pois amplia o que já é apresentado, de maneira resumida, com o Conciliômetro.
“O Conciliômetro entrega uma medição mais simplificada dos dados, enquanto que o painel vai proporcionar uma imersão maior na infinidade de números e informações produzidos durante a Semana da Conciliação”, disse. “Sem dúvida, o painel é uma das principais novidades desta edição, pois amplia a transparência e a divulgação das informações, que estarão disponíveis para consulta pelos TRTs e por toda a sociedade de forma contínua e a qualquer tempo”.
Base de dados ampla
Em um trabalho conjunto de toda a Justiça do Trabalho, a base de dados do Painel da Semana da Conciliação Trabalhista é alimentada diariamente pelos 24 TRTs, e os dados são compilados em uma ferramenta de business intelligence pela Coordenadoria de Estatística da Secretaria de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados do TST.
Pelo painel, é possível, por exemplo, acompanhar, segmentado por dia e por tribunal, quantas audiências foram realizadas e quantos processos foram conciliados. Além disso, é possível verificar os dados por instância, fase do processo e uma série histórica comparativa entre todas as edições acerca dos valores arrecadados, acordo homologados e pessoas atendidas.
(AM/AJ)